O QUE SÃO OS GATILHOS MENTAIS?

De forma resumida e sem enrolação, gatilhos mentais são estímulos que levam nosso cérebro a tomar decisões sem precisar fazer uma reflexão consciente para isso.

O nosso Cérebro se divide em duas partes importantes na hora de tomar uma decisão, são eles:

O Neocórtex  – responsável por todas as decisões conscientes, racionais e reflexivas. Geralmente chamado de Parte da razão.

O Sistema Límbico – responsável pela parte emocional, impulsiva e social. Geralmente chamado de Parte Emocional do Cérebro.

 

COMO TOMAMOS DECISÕES?

A maioria das decisões humanas são tomadas no inconsciente, e só depois são processadas de maneira lógica pelo Neocórtex. Mas existem diversas decisões que o cérebro humano executa de maneira automática. Podemos dar como exemplo:

“Ao entrar numa mata fechada o cérebro humano busca automaticamente por um caminho ou trilha. De maneira automática também, se uma pessoa começar a caminhar ao conversar com você, a tendência é que você siga essa pessoa até certo ponto sem perceber.  De buscar abrigo ao começar a chover.”

É claro que decisões mais delicadas como cancelar a Netflix requer muita atenção do cérebro (muita mesmo!), como comprar um carro ou pedir alguém em casamento. Mas na maioria das vezes, nossas escolhas no dia-a-dia são feitas por mecanismos automáticos do sistema nervoso, ou seja, não precisam do acionamento da consciência.

E como forma de driblar os bloqueios racionais do cérebro, surgiram os gatilhos mentais. Hoje existem dezenas de Gatilhos Mentais que podem ser usados, mas aqui abordaremos os principais e darei dicas de como aplicar nas redes sociais.

 

  1. Escassez
  2. Urgência
  3. Autoridade
  4. Reciprocidade
  5. Segurança
  6. Antecipação
  7. Novidade
  8. Relação Dor x Prazer
  9. Curiosidade

Vamos começar?

Vou falar sobre cada um e dar exemplo de aplicar nas redes sociais… blz?

 

  1. ESCASSEZ

Utilizado para clientes indecisos que gostam de procrastinar a compra. A missão do Gatilho da Escassez é agilizar o processo de decisão de compra. Alguns exemplos:

“Somente 2 vagas para o curso tal…” ou “Apenas 5 itens no estoque…” ou “Oferta limitada”.

 

  1. URGÊNCIA

Como na Escassez o fator determinante é a quantidade, aqui o fator principal é o tempo disponível. Veja alguns exemplos:

“Oferta por tempo limitado…” ou “As vagas encerram hoje…” ou “Últimas vagas para o curso tal…”.

 

  1. AUTORIDADE

Este gatilho utiliza de feitos e resultados obtidos por determinada pessoa, empresa ou método. Alguns exemplos:

“Mentoria com Conrado Adolpho” ou “Aprenda PHP do Zero ao Profissional com bonieky lacerda” ou “Workshop de marketing com certificação Rockcontent”.

 

  1. RECIPROCIDADE

Este gatilho está associado à retribuição, como quando você recebe um presente e se sente forçado a retribuir de alguma forma. Alguns exemplos:

“Baixe este eBook Grátis” ou “ Livro Gratuito sobre Gatilhos Mentais” ou “Curso Gratuito”.

 

 

  1. SEGURANÇA

Arrisco-me a dizer que é um dos gatilhos mentais mais utilizados, pois ele é a garantia que os clientes têm, caso o produto não satisfaça sua necessidade. Alguns exemplos:

“30 dias de garantia, caso não atenda suas necessidades devolvemos seu dinheiro” ou   “ Produto testado e aprovado por mais de 3500 profissionais ”.

 

 

  1. ANTECIPAÇÃO

Este gatilho utiliza da visão do futuro, onde na maioria das vezes buscamos ter boas perspectivas sobre isso.  Uma boa publicidade mexe com imaginação das pessoas, faz as pessoas se imaginarem utilizando tal produto ou serviço quando estiver disponível. Vamos ao exemplo:

“Imagine-se ao lado de grandes nomes do marketing no evento tal…” ou “iPhone 10 em breve no Brasil” ou “Velozes e Furiosos 10 imagine este filme…”.

 

 

  1. NOVIDADE

Nós adoramos novidades isso é fato comprovado. E quando somos expostos a algo novo, a liberação de dopamina aumenta no nosso corpo. A dopamina é um neurotransmissor responsável pela sensação de prazer.  O gatilho da novidade age exatamente em cima da sensação de prazer do leitor/cliente.

Exemplo disso: “ Novo Samsung Galaxy S9, perfeito até debaixo d’água” ou “ Novo iPhone 10 um estilo totalmente seu… ”.

 

 

  1. DOR E PRAZER

Outro gatilho poderoso, por questões lógicas todo ser humano é programado para evitar a dor e buscar o prazer próprio. Então quando você fala sobre a dor de alguém ou de uma experiência dolorosa as pessoas tendem a se contorcer, fazer caretas, ou ainda, se colocam no lugar da pessoa afetada e se dão conta de que é melhor evitar tal dor. É aí que o gatilho entra, abrindo uma brecha para você oferecer uma solução. Alguns exemplos:

“Imagine você sair pra trabalhar todos os dias, sabendo que não vai vender nada!” ou “ A pior coisa é você ter que, dia após dia, seguir a mesma rotina.”

 

 

  1. CURIOSIDADE

Um gatilho muito poderoso, pois está associado a satisfação de solucionar mistérios e dúvidas. Muito utilizado em combinação com outros gatilhos, como: o gatilho do Porque?, e o gatilho da Polêmica. Alguns exemplos:

“O Segredo Revelado dos Copywriters” ou “Descubra como emagrecer 20kg em um mês” ou “Aprenda os segredos do Adsense” ou “Faturar 3k em 30 dias é possível? Saiba como…”.

 

 

No post de hoje respondemos o que são Gatilhos Mentais e abordamos 9 dos principais gatilhos mais usados por estrategistas de conteúdo. Eu dou continuidade falando Como usar os Gatilhos Mentais nas Redes Sociais em um novo post. Caso você queira aprender a usar o poder dos gatilhos mentais é só clicar aqui e dar continuidade a leitura.

Espero que você tenha curtido este post, pois busquei muito para trazer de simples e direta um conteúdo de qualidade e valor pra você. Desejo que esse conteúdo te ajude de alguma forma. E se você quiser me dar uma força, é só compartilhar este post com seus amigos nas redes sociais e comentar dizendo o que achou dele.

Muito obrigado e até a próxima… 🙂

 

 

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