DIREÇÃO DE ARTE E PRINCÍPIOS DE DESIGN

ESTIVE ESTUDANDO E BUSCANDO MUITO CONTEÚDO SOBRE DESIGN E MERCADO DURANTE ESTAS SEMANAS, E ESCREVI ESTE POST SOBRE DIREÇÃO DE ARTE E PRINCÍPIOS DE DESIGN POIS A PROCURA É MUITO GRANDE SOBRE DIREÇÃO DE ARTE, PRINCÍPIOS DE DESIGN E IDEIAS DE PROCESSOS CRIATIVOS. ENTÃO É ISSO ESPERO QUE GOSTEM DO CONTEÚDO, E QUE PRINCIPALMENTE, VOCÊ PODE TIRAR ALGUMAS IDEIAS DAQUI.

Olá pessoal,

Estive estudando e buscando muito conteúdo sobre Design e Mercado durante estas semanas, e escrevi este post sobre Direção de Arte e Princípios de Design  pois a procura é muito grande sobre Direção de Arte, princípios de Design e ideias de processos criativos. Então é isso espero que gostem do conteúdo, e que principalmente, você pode tirar algumas ideias daqui.

 

QUEM É ESSE TAL DE DIRETOR DE ARTE, E O QUE ELE FAZ?

O trabalho de Diretor de Arte em agências de publicidade consiste em desenvolver trabalhos de gerenciamento de atividades de Design, concepção artística e produção de peças audiovisuais, que podem abranger diversas áreas e nichos de mercado como, produções publicitárias para mídia impressa, e digital, televisão, internet, games e muitas outras.

O conhecimento em Princípios de Design, técnicas ninjas de tratamento e manipulação de imagem, audiovisual e multimídia, torna o profissional mais valorizado no mercado, e estes conhecimentos são imprescindíveis para quem deseja se tornar reconhecido no mercado. As novas mídias trouxeram grande necessidade de constante atualização profissional, e estudar ainda é a melhor forma de atingir o objetivo esperado.

Enquanto em agências de pequeno e Médio porte, o Diretor de Arte é encarregado de grande parte das tarefas como, criar Layouts, sugerir animações, acompanhar trabalho e direção de fotográfica, de ilustração, dirigir produções comerciais audiovisuais, orientar equipe de arte, alterar e corrigir layout, dele e de outros, quase 80% do dia J. Algo muito semelhante ocorre em outros países e em grandes agências, a diferença é que possuem premiações  específicas para profissão, um tipo de OSCAR.

O diretor de arte não respira sem um redator ao seu lado, eles precisam estar em total sintonia e ter a mesma visão sobre os objetivos de uma determinada campanha, e qual meta traçar para cada projeto. Esta dupla de criação é responsável pelo sucesso ou ruína de uma campanha inteira.

 

 

ESSES PRINCÍPIOS DE DESIGN E ESSAS LEIS FUNCIONAM MESMO?

São 5,  os princípios básicos do Design. Que além de texto e imagens usadas, no Design existem alguns princípios e leis muito utilizados para comunicar uma mensagem de maneira eficaz. A maneira como se utiliza estes princípios determina o escopo geral do projeto e afeta a mensagem que se deseja passar através da peça gráfica.

Os princípios básicos de Design podem ser aplicados em qualquer projeto, e a maneira como é executado define a eficácia da mensagem e o quanto atraente o Design é. Não existe uma padronização de aplicação destes princípios, senão, tudo seria igual ainda!

Os Princípios Básicos são: Alinhamento, Balanço, Contraste, Proximidade, Repetição/Consistência. …

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.