Como usar Gatilhos Mentais nas Redes Sociais

Para entender como usar os gatilhos mentais nas redes sociais antes precisamos saber o que de fato é isso.  Se você não leu o post sobre O QUE SÃO GATILHOS MENTAIS? Leia para fixar melhor todas as dicas deste post.

No post anterior falamos sobre 9 Gatilhos Mentais, foram eles:

  1. Escassez
  2. Urgência
  3. Autoridade
  4. Reciprocidade
  5. Segurança
  6. Antecipação
  7. Novidade
  8. Relação Dor x Prazer
  9. Curiosidade

 

E aqui abordaremos de forma direta, como você pode aplicar nas redes sociais para aumentar o engajamento de seus posts e a taxa de cliques (se você for afiliado vai pirar com essas dicas). 🙂  Se você não sabe o que é ser um Afiliado, leia este novo post. Clique Aqui Para ler o Post!

 

Direto ao ponto e sem lenga lenga.

Vamos Começar!

 

  1. Gatilho da Escassez

A missão desse gatilho é agilizar o processo decisão de compra.

Como você pode utilizar:

Ao divulgar um produto físico ou digital descreva alguns benefícios e diga que o produto está disponível por tempo limitado ou apenas para uma pequena quantidade de pessoas.

Exemplos:

“Somente 2 vagas disponíveis” ou “ Apenas 5 itens no estoque corra e garanta o seu!”.

 

  1. Gatilho da Urgência.

Assim como na escassez o fator determinante é a quantidade, aqui no gatilho da urgência é o tempo.

Como você pode Utilizar:

Ao escrever seus posts nas redes sociais você deve fazer que o leitor perceba a “Urgência” da notícia que você está divulgando. Chame a atenção para o tempo que ele não pode perder.

Exemplos:

“Oferta por tempo limitado” ou “As vagas encerram hoje, corra e garanta a sua!” ou “Últimas horas para se cadastrar no Workshop”.

 

  1. Gatilho da Autoridade

Este gatilho utiliza de feitos e resultados obtidos por determinada pessoa, empresa ou método.

Como você pode Utilizar:

Se for uma pessoa, lembre sobre os feitos e resultados dela, diga o quanto ela é reconhecida em algo e fale sobre sua missão. Se for empresa fale o quanto essa empresa é grande, bem sucedida, reconhecida no mercado e como ela vai contribuir para tal coisa…

Exemplos:

“Mentoria com Conrado Adolfo o criador dos 8P’s do Marketing Digital” ou “Workshop de marketing com certificação Rockcontent, a maior empresa de marketing de conteúdo do Brasil”.

 

 

  1. Gatilho da Reciprocidade

Este gatilho está associado à retribuição, como quando você recebe um presente e se sente forçado a retribuir de alguma forma.

Como você pode Utilizar:

Este é um gatilho associado ao gatilho de Prova Social, Você presenteia alguém com algo na esperança que ele te retribua compartilhando seus posts e links nas redes sociais como forma de agradecimento.

Exemplos:

“eBook Grátis revela como emagrecer em 1 semana” ou “ Curso Gratuito de Facebook Ads ”.

 

  1. Gatilho da Segurança

Um dos gatilhos mentais mais utilizados, pois ele é a garantia que os clientes têm, caso o produto não satisfaça sua necessidade.

Como você pode Utilizar:

Esse é bastante utilizado em cartas de venda, mas você também pode utilizar nas redes sociais. Diga que é algo muito importante e que vai melhorar, dar segurança em alguma área da vida da pessoa.

Exemplos:

“Garanto que depois de assistir esse vídeo você estará mais segura para…” ou “Método testado e aprovado por… garanta sua vaga, 30 dias de garantia ou seu dinheiro de volta…”

 

  1. Gatilho da Antecipação

Este gatilho utiliza da visão do futuro, onde na maioria das vezes buscamos ter boas perspectivas sobre isso.  Uma boa publicidade mexe com imaginação das pessoas, faz as pessoas se imaginarem utilizando tal produto ou serviço quando estiver disponível.

Como você pode Utilizar:

Você utilizá-lo gerando uma expectativa na sua audiência, Levando seu público a imaginar como vai seu um evento futuro ou como vai ser tal produto quando for lançado. uma ótima dica é a de gerar engajamento em suas publicações motivando seus seguidores a comentar sobre como será o evento futuro.

Exemplos:

“Imagine-se ao lado de grandes nomes do marketing no evento tal…” ou “iPhone 10 em breve no Brasil, o que virá de novo?”.

  1. Gatilho da Novidade

Nós adoramos novidades isso é fato comprovado. E quando somos expostos a algo novo, a liberação de dopamina aumenta no nosso corpo.

Como você pode Utilizar:

Utilize o gatilho da novidade em algo que realmente seja novo, caso contrário seus seguidores ficaram desapontados. Um novo post, Um novo vídeo, A nova versão de algo, A Novidade do Mercado X, Use palavras como: Lançamento, Novo, Novidade.

Exemplos:

“ Venha conhecer o Novo Samsung Galaxy S10” ou “ Baixe o Novo Livro do…”.

 

  1. Gatilho da Dor e Prazer

Todo ser humano é programado para evitar a dor e buscar o prazer próprio.

Como você pode Utilizar:

Quando você fala sobre a dor de alguém ou de uma experiência dolorosa as pessoas tendem a se contorcer, fazer caretas, ou ainda, se colocam no lugar da pessoa afetada e se dão conta de que é melhor evitar tal dor. É aí que o gatilho entra, abrindo uma brecha para você oferecer uma solução. Utilize esse gatilho fazendo com que seus seguidores reconheçam essa dor ou melhor, que eles evitem passar por isso, com a solução que você está oferecendo.

Exemplos:

“Imagine você sair pra trabalhar todos os dias, sabendo que não vai vender nada!” ou “ A pior coisa é você ter que, dia após dia, seguir a mesma rotina.”

 

  1. Gatilho da Curiosidade

Está associado a satisfação de solucionar mistérios e dúvidas. Muito utilizado em combinação com outros gatilhos, como: o gatilho do Porque?, e o gatilho da Polêmica.

Como você pode Utilizar:

Você pode utilizar este gatilho para gerar um clima de descoberta e mistério no seu post, fazendo com que as pessoas busquem a solução para tal coisa. Diga que você vai revelar algo, fale que ela pode descobrir se clicar no link, ou ainda, Que ela pode ver o resultado Incrível quando adquirir o produto tal.

Exemplos:

“O Segredo Revelado dos Copywriters” ou “Descubra como emagrecer 20kg em um mês” ou “Aprenda os segredos do Adsense” ou “Faturar 3k em 30 dias é possível? Saiba como…”.

 

 

No post de hoje sobre Como usar os Gatilhos Mentais nas Redes Sociais e abordamos 9 dos principais gatilhos mais usados por estrategistas de conteúdo. E caso você não tenha lido o primeiro post sobre O que são Gatilhos Mentais? é só clicar aqui e dar continuidade a leitura.

Espero que você tenha curtido este post, busquei trazer um conteúdo de qualidade e valor pra você. Desejo que esse conteúdo te ajude de alguma forma. E se você quiser me dar uma força, é só compartilhar este post com seus amigos nas redes sociais e comentar dizendo o que achou dele.

Muito obrigado e até a próxima… 🙂

 

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